10 dicas de como criar conteúdo relevante para seu Blog

Como você pode criar um conteúdo relevante para o seu Blog?


Primeiro o que é um conteúdo relevante?

Normalmente conteúdo relevante é aquele que:

  • Informa
  • Ensina a fazer alguma coisa
  • Melhora os resultados da pessoa que lê em algum aspecto
  • Motiva quem lê
  • Gera conexão
  • Diverte
  • Inspira
Por isso preparei essas dicas que vão te ajudar nesse processo.

1. Conheça bem o seu público


Saber para quem você está falando é essencial, por isso escreva pensando na sua persona.

É de extrema importância ter suas personas estejam definidas desde o início, pois são elas que nos dão o direcionamento de qual caminho seguir.

Dessa forma, você conseguirá criar conteúdos que sejam importantes para o seu público, que tratem de assuntos relacionados aos medos, preocupações e sonhos do seu público.

Mas e como definir sua persona?

Primeiro: olhe para você

1. Seus gostos
2. Suas dificuldades
3. Seus conhecimentos e experiências
4. Seus desejos
5. O tipo de negócio que você deseja ter

Então, agora pense no tipo de pessoa que você quer vender.
Ela é mulher e tem 35 anos?
Que tipo de problema, dificuldade ou desejo essa persona pode ter que você pode ajudar no teu nicho?

Digamos que você fale de finanças... agora é só juntar essas informações, pesquisar mais sobre a tua persona e colocar a mão na massa!

2. Defina as suas palavras-chave


Pesquise as palavras-chave relacionadas ao seu nicho.

Para isso você poderá usar o Google Keyword Planner, ele mostra termos relacionados as suas pesquisas e a média de busca por aquela palavra no Google.

Existem dois tipos de palavras-chave, as head tail (palavras mais abrangentes) e long tail (palavras mais específicas).

Outra dica é o Ubersuggest onde aparece a busca pela palavra, o quando ela vale e até ideias de conteúdos que já foram gerados usando essas palavras.

3. Tenha boas ideias

Claro que você sempre terá que ter boas ideias de conteúdos autênticos e relevantes, para isso precisará pesquisar muito sobre seu nicho e coisas relacionadas a ele.

Cada vez que tiver uma ideia anote-a, mesmo que não pareça muito boa no momento, pois mais tarde você poderá aprimorá-la.

A pesquisa é essencial para lhe inspirar e gerar boas ideias.

Use o Quora, o Pinterest, o Youtube e também aprenda a contextualizar filmes, séries e livros com o tema dos seus conteúdos.

Fazendo isso você consegue expandir muito mais o leque de ideias.

Outra dica muito boa é você expandir tópicos com uma mesma ideia.

Por exemplo:

Quero falar sobre medo de vender.

Então você pode responder a essas perguntas:
 a) por que temos medo de vender?
 b) Como vencer o medo de vender - passo a passo
 c) Dois roteiros de vendas para quem tem medo de vender
 d) Esse filme/série vai te ajudar a vencer o medo de vender

E assim por diante.
Pegue uma ideia e explore diversas outras ideias secundárias.  


4. Seja claro e objetivo


É muito importante que seu texto seja claro e objetivo, para que facilite a compreensão do público.

Busque utilizar termos que o seu público alvo entenda, e se for algo novo para ele, tente ser didático e explicar da melhor forma possível.

Um texto simples e bem escrito é muito mais prazeroso de se ler.

5. Crie um bom título


O título é o que atrai a atenção do público para o seu conteúdo, é seu primeiro contato com ele durante uma pesquisa no Google.

Por isso, seu título deverá ser atraente e criativo, despertar a curiosidade do leitor e conter uma palavra-chave.

Mas não se esqueça que o título deve expressar o que o público encontrará no conteúdo.

Uma dica para saber se o seu título ficou bom e bem trabalhado no SEO é o site Avaliador de Títulos da Rock Content

Ele vai te mostrar o quão bom está seu título e te mostrar o que pode mudar.


6. Pense no formato


É muito importante que você pense num formato de texto que o leitor se interesse.

Não esqueça das regras gramaticais, mas também não precisa fazer um texto que passe em um vestibular.

Tente fazer um texto onde a leitura seja leve, simples e objetiva.

Para isso:

  • faça parágrafos curtos
  • divida o texto por subtítulos
  • destaque pontos importantes em negrito, listas ou citações
  • faça perguntas e estabeleça um diálogo com o leitor.

Também, é interessante que você adicione imagens, vídeos, infográficos e alguns hiperlinks durante o seu texto.

8. Revise o texto


Depois de escrever o texto, você deverá revisar tudo que escreveu, prestando atenção nas regras gramaticais e ortográficas.

Então, releia em voz alta umas duas vezes e veja se não existe mais nada a acrescentar.

Uma dica é não revisar seu texto logo após terminar, pois sua visão está acostumada com a escrita e alguns erros podem passar despercebidos.

A revisão é uma etapa muito importante no processo da criação de conteúdo relevante para seu Blog.

9. Pense no SEO e na distribuição do conteúdo


O SEO é muito importante para que seu conteúdo apareça com facilidade nos mecanismos de busca.

Sabe quando a gente digita alguma coisa no google e aparecem os conteúdos de sites, blogs e vídeos do youtube? Pois é, quanto melhor trabalhado teu SEO mais em cima na página do google ele vai aparecer!

Por isso, utilize técnicas que otimizem seu texto.

Uma dica é utilizar as palavras-chave no título do texto e repeti-las durante o desenvolvimento do mesmo. 

Usar links internos e externos também ajuda.

Mas além disso, é importante que você se preocupe com a distribuição do seu conteúdo, por isso utilize as redes sociais para divulgar os artigos do seu blog.

Seja criativo na hora de compartilhar o que você fez, isso chamará a atenção do seu público.


10. Use Storytelling!


Essa dica foi a que mudou o jogo da minha vida!

Desde que aprendi a usar narrativas, contar histórias e conduzir os leitores pelo meu texto consegui criar conteúdos cada vez melhores.

E o melhor de tudo é que cada conteúdo carrega a minha essência. A minha forma de ver o mundo e conseguir compartilhar isso com quem me acompanha.

Se você tem curiosidade de como criar textos mais fluídos e fáceis de serem lidos, conheça o meu curso: A Sutil Arte de Contar Histórias!






E eu espero que essas dicas tenham te ajudado a criar um conteúdo relevante para seu blog e, principalmente, que atraia negócios e clientes para você.

Se esse conteúdo foi relevante para você, deixe o seu comentário!

 


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2 Comentários

  1. Super relevante! Amei! Gratidão por compartilhar tudo isso conosco! <3

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    1. Fico muito feliz em conseguir te ajudar, Ana! Seja sem bem-vinda aqui!

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Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!