O que fazer quando tudo na sua vida estiver um caos

E então sua vida virou do avesso.

Parece que nada dá certo. Nada vai pra frente.

Sua vida financeira ruiu. Seus relacionamentos estão complicados. Sua produtividade caiu. Sua casa está bagunçada. Sua mente entrou em pane.

Por isso, hoje quero compartilhar com você alguns caminhos para recomeçar. Dar um jeito na sua vida e, principalmente, como passar por essa fase e sair dela ainda melhor.

AFINAL, POR QUE TUDO DÁ ERRADO ?

Nada que acontece na nossa vida é obra do acaso. Nem ninguém que entra na nossa vida é fruto de um "acidente". Tudo o que está acontecendo com você hoje é porque precisava acontecer.

E se está difícil é porque você está sendo testada.

É como se você tivesse passado de fase no jogo da vida e essa fase é mais complexa, porque vai exigir de você uma nova mentalidade, novos hábitos, e uma nova visão de mundo.

Tenha em mente que quando está dando tudo errado é porque você precisa urgentemente avaliar a sua versão atual.

Como você está lidando com o que está te acontecendo?

Como você se sente em relação a tudo isso?

Por que se sente assim?

O primeiro movimento que precisamos fazer é uma avaliação de como estamos nos sentindo e acolher isso.

Pois, na grande maioria do caos, nos punimos, nos sentimos impotentes, burras ou imaturas.

Não é o momento para punição. É o momento para acolher e respeitar o que sentimos.

Imagine como se esse momento fosse um grande "inspira - expira" para que você consiga ver a situação de cima e então dar o segundo passo.



POR ONDE COMEÇAR A RESOLVER QUANDO TUDO NA VIDA ESTÁ UM CAOS?

Agora que você já se acolheu, pode identificar algumas percepções e perceber onde falhou.

Será que você errou ao querer controlar coisas demais e se sobrecarregou?

Será que você criou uma expectativa na sua mente sobre algo e se frustrou?

Será que você esqueceu de comunicar o que queria e porque queria esperando a compreensão espontânea de alguém?

Será que você queria correr na velocidade de outra pessoa mas ignorando sua própria realidade?

Eu consigo perceber que boa parte dos problemas da nossa vida surgem da expectativa que criamos e desse desejo insano de controlar tudo.

Veja bem: as pessoas são como elas são e oferecem apenas o que tem. Você querer a mais ou não simplesmente não importa.

A sua frustração é pelo que você esperava e imaginava sobre determinada situação?

E a segunda grande responsável pelos problemas em nossa vida é a ausência da autoresponsabilidade.

Você vive usando o "mas é que...."? ou "é porque..."?

Ah não deu certo esse projeto porque a crise.... Eu tentei fazer funcionar mas é que ninguém me apoiou.

Se você é uma pessoa adulta esqueça o apontar de dedos.

Se você REALMENTE queria algo de todo o seu coração você, definitivamente, não iria ficar esperando um apoio ou um aplauso. Você ia resolver!



A AUTORESPONSABILIDADE

Quando eu tinha 24 anos investi na minha primeira mentoria. Eu não tinha dinheiro pra isso. Sabe o que fiz? Fiz brigadeiros e fui vender na rua.

Juntei uma quantia suficiente para pagar a metade do valor.

Só trouxe esse exemplo para te reafirmar que: boa parte do caos vem dessa vitimização do mundo. E eu não estou querendo te ofender - aliás, ofensas são típicas de pessoas vitimistas.

Porque quando você está bem resolvida com você mesma, é difícil alguém conseguir te atingir com ofensas.

E aqui quero que você compreenda esse movimento que vou ensinar agora: tudo o que está dando errado na sua vida - o que é de responsabilidade inteiramente sua e o que não é?

Por exemplo: relacionamento ruim - qual a minha parte de melhoria que posso tentar trazer? 50% é minha responsabilidade;

Carreira que gera insatisfação - qual é a minha parte de melhoria que posso trazer? 90% é minha responsabilidade, e se no lugar que estou, mesmo com as minhas melhorias não me valorizarem, eu vou saber procurar outro lugar.

Nunca fique onde está esperando que alguém graciosamente queira te salvar. Ninguém vai vir te salvar. Nessa história você é a princesa que se salva sozinha. E isso não é um discurso feminista, e sim, um discurso de autoresponsabilidade.

Porque você não é um alecrim dourado vítima do mundo e que vai ficar à mercê da boa vontade dos outros!



AUTO QUESTIONAMENTO

Sempre que algo não vai bem se pergunte: o que realmente EU posso fazer para mudar?

Então, fique nesse exercício o tempo que for, até que ideias surjam. E não esqueça de colocá-las em prática!

O auto questionamento nos ajuda a sair do piloto automatico do vitimismo. A gente passa a ver as coisas com mais  clareza e separar o que é nossa responsabilidade e o que é do outro.

Acredite nessas três coisas que vou te falar: você não precisa salvar ninguém. Você não precisa curar ninguém. Não é a sua obrigação ser a felicidade de alguém.

Digo isso porque, muitas vezes, não nos afastamos de relacionamentos ruins - seja entre pais e filhos, marido e mulher, namorado e namorada, amizades... porque nos sentimos em débito com a pessoa, e não queremos magoá-la.

E eu tenho uma verdade para te dizer: você não deve ser "a razão" da felicidade de ninguém, porque a felicidade é um estado de espírito e não uma coisa ou alguém.

O único momento em que você é a razão e o mundo de alguém por completo é quando você tem um filho. Eu vivo isso hoje e posso afirmar. Porque eu precisei entender na marra que ele só estaria bem se eu estivesse bem, porque ele literalmente precisa de mim para sobreviver nesse momento enquanto ele é um bebê e ainda enquanto for criança e adolescente. O restante do mundo... não importa tanto assim.



O PLANO DE AÇÃO

Agora que sua mente consegue ver com mais clareza e sua cabeça diminuiu o ritmo de se sentir a responsável por salvar o mundo... vamos ao que de fato, vai te fazer sair da merda...

Crie um plano de ação. Ele não precisa ser algo super mirabolante... o simples funciona, desde que você perceba exatamente o que é para ser feito e, principamente, porque será feito.

Pegue um caderno ou uma planilha de excel, qualquer coisa... e comece a anotar as ações que deverá tomar.

Por exemplo:

Organização financeira: vou analisar os últimos 3 extratos bancários para saber examente quanto dinheiro entrou e quanto saiu. Analisar e deixar claro as dívidas atuais, para quem deve e a quanto tempo. Vou analisar o que pode ser cortado de despesas. Vou anotar possíveis fontes de renda extra para começar a quitar as dívidas. Dentro de X meses já vou começar a investir X reais por mês.

O que vou precisar estudar:  finanças pessoais (aqui tem um curso gratuito que dura 4 horas) e investimentos (aqui tem um curso gratuito que dura 2 horas)

Se você quiser usar o modelo de planilha financeira que uso há anos: clique aqui para baixar a sua


Então, você pode entender que um plano de ação é composto por: ideias, tarefas e estudos - sempre!

Outro exemplo:

Carreira: vou analisar tudo o que me deixa insatisfeita na minha atual carreira. Vou anotar todas as minhas habilidades. Vou anotar meus pontos de melhoria - naquilo que ainda não domino. Agora vou analisar paixões atuais e antigas.

Depois de todo esse processo você pode ver se existe solução dentro da sua atual carreira ou se você percebeu que é na mudança dela que vai se sentir mais realizada.

Da mesma forma agora elabore o que vai precisar estudar: habilidade x, habilidade y, curso sobre área x...



PACIÊNCIA, DISCIPLINA E FOCO

Sua vida não desandou em 30 dias, e acredite, ela não vai, milagrosamente mudar em 30 dias.

Você vai precisar ter paciência, disciplina e foco para resolver todos os BOs.

Entenda que não tem como mudar tudo de uma vez e siga fazendo um pouco por dia.

Talvez, primeiro você precise se organizar financeiramente, talvez precise antes, investir na sua transição de carreira, e depois, aos poucos vá resolvendo o restante: relacionamento, vida pessoal, hábitos.


AS BASES DA SUA VIDA

Agora que as coisas estão fluindo novamente - o que não significa que você se livrou de problemas, desafios e frustrações - porém, agora, você está mais madura para lidar com tudo isso e já sabe separar o que é seu e o que não é.

Então, defina as bases da sua vida e nunca mais, em hipótese alguma, as negocie ou abra mão.

Para mim, as minhas bases são: minha liberdade de poder trabalhar com um computador e internet, poder estar perto do meu filho acompanhando o crescimento dele, minha saúde mental e espiritual, minha família e minha missão de vida.

Em hipótese alguma vou inverter essa ordem. Emprego nenhum me tira mais a liberdade.

Mas, não quero que você pense que é tudo lindo e maravilhoso.

Tudo nessa vida tem um preço.

E precisamos saber lidar com ele e controlar os riscos. Do contrário, perdemos a mão novamente e nos tornamos escravas de nossas emoções.

Por exemplo, eu precisei de 1 ano inteiro para organizar apenas um setor da minha vida para agora ter mais paz, clareza e direcionamento.Hoje sei que não caio mais em atalhos porque não quero e não preciso deles. Não quero acelerar nada. Quero apenas fazer o que é necessário fazer e serei disciplinada para nunca desistir. No meu ritmo. Do meu jeito.



FERRAMENTAS QUE PODEM TE AJUDAR A TER MAIS CLAREZA PARA TE AJUDAR QUANDO TUDO NA SUA VIDA ESTIVER UM CAOS

Descobri e usei diversas ferramentas nessa jornada e agora quero compartilhar com você.

Meditação: não estou falando para você passar 1h00 por dia tentando atingir a evolução espiritual de Buda. Apenas 5 minutos por dia, antes mesmo de trabalhar ou de levantar da sua cama. Respire fundo, expire. Concentre-se na sua respiração. E pronto... 

Escrita terapêutica: tirar do coração e da cabeça todo o caos. O papel pode ser seu melhor amigo nessa jornada. Pois quando "vomitamos" as emoções e sentimentos num papel, começamos a ter uma sensação imediata de alívio. As ideias começam a se organizar e o emaranhado de coisas ganha significados diferentes.

Tarot Terapia: comecei a estudar e praticar o tarot desde janeiro de 2023. E essa ferramenta, sem dúvidas, revolucionou minha vida. Além de me dar mais clareza e direcionamento, aprendi a ter mais paciência, respeitar meu processo e criei mais coragem para compartilhar algumas das minhas reflexões com o mundo.

Se você quiser experimentar uma leitura de tarot me escreva no e-mail: contatomilenefarias@gmail.com

Essas foram as principais ferramentas que mais me ajudaram nesse processo insano de resconstrução total da minha vida.

Já foram 3 anos nesse processo, por isso, hoje quis compartilhar com você essa etapa da minha vida.

Eu espero, de coração que esse artigo tenha te ajudado!

Deixe um comentário para eu saber se você gostou:

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Ual texto maravilhoso e esclarecedor, ajudando de uma forma pratica a dar um norte para sair do caos e se reerguer aos poucos.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!