O que fazer ao iniciar um novo mês

Chegamos em Setembro! O mês das flores, da volta do calorzinho, principalmente para quem mora no Sul do Brasil e passou por um inverno rigoroso como foi esse de 2021.

E junto com esse clima leve, alegre e esperançoso surge também a empolgação que um novo mês sempre traz.

Por isso, resolvi compartilhar contigo coisas que eu procuro fazer no início de cada mês, e alguns dos planos para esse mês de Setembro.




ORGANIZAÇÃO


Começamos pela organização, não só da casa, como da rotina, vou separar por tópicos coisas importantes para fazermos na entrada de Setembro:



Organizar os guarda-roupas

Faça uma limpa nas suas roupas, meias, peças íntimas, toalhas etc.

Verifique o que não te serve mais, o que você nunca mais usou e coisas que estão muito velhas e rasgadas.

Sou uma aquariana com lua em escorpião que ama espirutualidade, então, pra mim: sujeira, coisas paradas e mal cuidadas mantém a energia parada, que é péssimo pra harmonia do ambiente e da sua harmonia pessoal.

Então, o primeiro passo é: limpe seu guarda-roupa, deixe espaço para o novo ou apenas espaço para a energia circular. Limpe as gavetas, portas etc.

Organizar a cozinha

Faça um faxinão nos armários.

Coloque fora ou doe itens esquecidos, reorganize os utensílios, limpe as gavetas que acumulam sujeira, deixe ventilar os armários de alimentos.

Não deixe pacotes de comidas abertos, compre potes ou use os de sorvete, mesmo para manter eles mais conservados e protegidos.
Se for possível, etiquete.

Isso facilita demais o uso no dia a dia e também mantém a qualidade dos alimentos por mais tempo.



Organizar seu escritório ou mesa de trabalho


Novamente aqui a ideia da faxina geral.

Abra gavetas, coloque fora itens não utilizados, reorganize documentos em pastas etiquetadas, organize itens de escritório em caixas ou suportes para deixá-los bem à vista e de fácil manuseio.

Se for possível, mude os móveis de lugar, redecore o ambiente: compre novos quadrinhos, crie nichos para organizar os livros, coloque flores, luzes etc.. tudo o que te fazer se sentir bem e te animar.

Lembre que o seu ambiente de trabalho é onde vai circular tua energia de criatividade e também de dinheiro, então, deixe o ambiente o mais aconchegante possível.

Dê uma geral nos livros


Separe livros que você não vai mais ler ou que nunca leu e perdeu o interesse e faça uma doação para uma biblioteca pública ou de escola, se for possível.

Principalmente para pessoas como eu, que amam ter uma estante lotada, às vezes. é injusto deixar uma obra ali abandonada e não permitir que outra pessoa possa ler e se encantar com ela.

Isso abre espaço para novos livros e novas aventuras!



Olhe com atenção e carinho para suas finanças

Não enrole mais!

Faça uma planilha ou use um caderno para fazer um balanço de todo dinheiro que entra e todo o dinheiro que sai.

Registre cortes que precisam ser feitos e também ideias de novas fontes de renda.

Vale lembrar que quando chega no final do ano, geralmente, as empresas costumam fazer feirões limpa nome, e você pode quitar dívidas, e até retirar seu nome do SPC/SERASA, caso tenha algum registro.

Seja disciplinada e ambiciosa, cuide bem do seu dinheiro, pois ele pode te ajudar a realizar todos os seus sonhos.

Reorganize seu Plano de Negócios ou Plano de Carreira

Pare durante um final de semana e avalie:
  1. Onde estou agora?
  2. Quanto ganho?
  3. O que faço?
  4. O que amo?
  5. O que não gosto?
  6. Que erros estou cometendo?
  7. Que acertos estou conquistando?
  8. Como posso ganhar mais dinheiro?
  9. Como posso ser mais notada na área que atuo?
  10. Como ser a melhor profissional da minha área?

E defina pequenas metas para serem cumpridas em cada um dos quatro meses restantes de 2021.

Que podem ser:
  • Voltar a estudar
  • Concluir um curso que comprei e não assisti (minha meta pessoal)
  • Lançar novo serviço ou falar mais do serviço que ofereço (minha meta pessoal)
  • Fechar uma nova parceria
  • Atualizar meus materiais de trabalho e meu portfólio
  • Começar a criar conteúdos para as redes sociais para me vender ou vender meus produtos
  • Ler 2 livros por mês sobre mentalidade, dinheiro e negócios (minha meta pessoal)
Lembre-se que o futuro da sua marca ou da sua carreira depende das suas escolhas.

Então, faça boas escolhas a partir de agora.





Organize sua rotina

Que horas você acorda? Que horas vai dormir? Está atrapalhada em alguma coisa?

Uma das coisas que procuro fazer é acordar mais cedo, agora que não é tão frio, para conseguir trabalhar melhor, isso porque eu trabalho melhor de manhã do que de tarde.

Então, me organizo pra ir dormir mais cedo e deixo tudo organizado para o outro dia: roupa separada, mesa do escritório organizada....

E outra coisa que eu costumava me perder e gastar, tanto tempo como dinheiro, era o almoço.


          |Conteúdos que você vai amar:


Quando eu ia ver não tinha nada encaminhado.
Então, ou comia qualquer coisa, que não era saudável ou encomendava comida pronta - essa decisão custou caro pro nosso orçamento (meu e do meu marido)

Então, passei a organizar no domingo algumas ideias de cardápio da semana bem como: cozinhar feijão, fazer lista de compras, deixar saladas lavadas em potes, para conservar e agilizar o consumo. Outra dica é relacionada às carnes. Quando você comrar carne já corte em quadradinhos ou bifes., conforme você utiliza, antes de guardar e congelar.

Assim ficam porções prontas para descongelar e colocar na panela!

Até mesmo cebola e alho comecei a deixar picadinhos num recipiente próprio.

Além da comida, o que mais me atrasava a vida eram as tarefas domésticas.

Por isso, passei a adotar 1 dia na semana para a faxina mais pesada e todos os dias fazer algumas coisas como: durante 15 minutos guardar coisas fora do lugar e colocar no lixo itens que ficavam por cima da mesa ou balcões.

Além disso, costumo reservar as noites para dar uma geral na casa: louça, roupas, calçados, bancadas, varrer e passar um pano, e assim, gasto cerca de 1h00 por dia para fazer isso e quando vou fazer a faxina pesada não preciso ficar um sábado todo pra isso.

Esse foi um cronograma de limpeza que fiz e me oriento, claro que não sigo à risca, ninguém é um robô, mas ele ajuda a ter mais clareza do que fazer, e, principalmente, para dividir as taredas domésticas com quem mora contigo.




Outra coisa que faço é a seguinte:

Todo final de dia anoto as 3 prioridades de amanhã.

Leia esses conteúdos para te ajudar:

Além disso, confiro na agenda se tenho algum compromisso anotado como consulta médica, reunião, aula, live etc.

Isso ajuda a começar o dia mais focada porque eu não preciso sentar na cadeira, ligar o notebooke pensar: faço o que agora?

Apenas abro o planner, e vou seguindo a ordem das tarefas.

E quando sobra tempo faço outras coisas para adiantar tarefas ou coisas pessoais mesmo.

Além de tudo isso também me programo para quando vou estar na rua, no caso, onde preciso ir: farmácia, fruteira, pagar conta etc.

Isso ajuda a aproveitar a saída e resolver tudo o que precisa, porque eu detesto ter que ir muitas vezes no centro haha, gosto mesmo de ficar em casa.

CONCLUSÃO

Sua vida pede uma geral, que não seja feita somente quando tu sentir que tá perdendo o controle de tudo, faça isso todo início de mês para que você sinta que tem o controle, de pelo menos uma parte da sua rotina.

Isso ajuda nossa autoestima e melhora muito nossa produtividade.

Espero que essas dicas te ajudem de verdade.

Me conta aqui nos comentários o que você achou desse conteúdo.

Postar um comentário

0 Comentários