8 tendĂȘncias para o Instagram em 2021



Descubra quais sĂŁo as tendĂȘncias do Instagram para 2021 e traga resultados incrĂ­veis para o seu negĂłcio!

as principais tendencias para o instagram em 2021


Por mĂȘs, mais de 1 bilhĂŁo de usuĂĄrios estĂŁo ativos no Instagram! E isso o torna a 5ÂȘ rede social mais utilizada no mundo todo, atrĂĄs do Facebook (1Âș), Youtube (2Âș), WhatsApp (3Âș) e WeChat (4Âș).

E esse é só um dos motivos que o fez se tornar um local mega disputado, onde anÎnimos e famosos disputam espaço, conquistam uma legião de fãs e fazem MUITA GRANA!

Mas muita grana, mesmo!

Tem publi que chega a custar R$ 50.000,00 por uma simples foto.

E tem gente que lança serviços e produtos e fatura mais de R$ 100.000,00 numa Ășnica semana!

Esses dados estratosféricos nunca antes foram vistos.

Principalmente em 2020, o ano em que tudo mudou e nos forçou a viver uma vida cada vez mais "virtual".

Foi por essa razĂŁo que redes sociais e vĂĄrias ferramentas, antes desconhecidas pela maioria dos usuĂĄrios da internet, tornaram-se primordiais para os negĂłcios.

E se vocĂȘ veio atĂ© aqui Ă© porque quer saber "qualĂ©" a do Instagram para 2021, certo?

E como sempre vale reforçar: são previsÔes baseadas no comportamento do usuårio e nas mudanças que o próprio Instagram fez ao longo desse ano.

E eu li vĂĄrios artigos da gringa para elaborar esse artigo aqui, turupom?

EntĂŁo, tudo leva a crer que essas 8 tendĂȘncias serĂŁo fatores-chave para influĂȘncia e negĂłcios em 2021.

Prepara o caderninho e lĂĄ vamos nĂłs!



1. Storytelling nos Stories

Os stories jĂĄ existem hĂĄ uns 4 anos, mais ou menos. E de uma simples opção a mais pra mostrar fotos, ele se tornou uma ferramenta poderosa de influĂȘncia, conexĂŁo, engajamento e, principalmente, vendas!

Poucas pessoas sabem o poder que essa simples opção do Instagram te då!

Pois Ă© ali nos stories que o pĂșblico pode se aproximar dos criadores e das marcas para criar um senso de pertencimento, muitas vezes, surgem atĂ© fĂŁs desse movimento.

E o tĂŁo sonhado arrasta pra cima torna-se uma grande meta para qualquer um que queira ser mais influente e viver do digital.

Mas o que vocĂȘ talvez nĂŁo saiba Ă© a real função do Instagram Stories. E eu vou te contar!

Ele serve como o bastidor do teu "show". Sabe o Making Off dos filmes? É tipo isso.

A principal função dele Ă© conectar, atravĂ©s de histĂłrias, para sĂł depois vocĂȘ vender.

Por isso, na minha conta do Instagram eu ensino tudo o que sei sobre Storytelling e como vocĂȘ pode usar isso na sua marca.

Então, use os stories sem moderação!

Seja criativa, dinùmica, compartilhe trechos da tua rotina, faça enquetes, fale sobre as novidades da sua marca, recomende o trabalho de outras pessoas, compartilhe aprendizados, indique filmes e livros que tenham haver com o seu posicionamento....

Depois me conta os resultados que vocĂȘ começou a ter!




2. Reels


O que dizer dessa ferramenta que chegou de mansinho e se tornou num estrondoso sucesso?

O Reels foi uma adaptação do modo "Cenas" que jå existia antes, mas só funcionava nos Stories.

Era uma variação mesmo entre boomerangue, zoom etc.

Agora, o Reels fica exatamente na aba onde antes vocĂȘ clicava para postar fotos. E isso quer dizer MUITA COISA!

Segundo dados de grandes criadores, o Reels é a melhor das melhores opçÔes do Instagram para:

  • Maior entrega
  • Melhor meio de atrair novos seguidores
  • Mais fĂĄcil de viralizar
  • ConteĂșdo mais rĂĄpido de consumir
Velocidade. Essa Ă© a palavra ideal que resumiu o consumo de conteĂșdos em 2020.
Mas essa velocidade na real Ă© sĂł para atrair e entreter.

ConteĂșdos densos continuam sendo as melhores opçÔes de geração de autoridade e influĂȘncia.




3. Lives no Instagram


Sabia que o uso dessa ferramenta cresceu 70% desde o inĂ­cio da Pandemia?

A Live Ă© um outro formato de geração de conteĂșdo.

Esse Ă© o tipo de conteĂșdo de maior troca e interação, por ser ao vivo, sem edição e sem cortes.


E esse formato de conteĂșdo cresceu tanto devido Ă  necessidade de interação social.

Famosos começaram a fazer shows, atores e atrizes começaram a aparecer para engajar sua comunidade e alguns meses depois, vårios deles lançaram produtos ou fizeram parcerias comerciais com empresas gigantes do setor da moda, beleza entre outros.

E a tendĂȘncia Ă© que essa ferramenta seja ainda mais utilizada, porque agora, o instagram estĂĄ testando uma função onde os seguidores podem patrocinar com, no mĂ­nimo, US$ 1,00 a live do seu criador favorito.

Além disso, tem como fechar parcerias com marcas e fazer lives também, cobrando por isso.

Enfim, seja para aprofundar conteĂșdos, conversar ao vivo com a tua audiĂȘncia, ou fazer negĂłcios, invista pra ontem em live.

Lembrando que vocĂȘ nĂŁo precisa fazer lives gigantescas de mais de 1h00 (sim, isso jĂĄ Ă© possĂ­vel).

VocĂȘ pode começar fazendo lives de 20 a 40 minutos.


4. Compras/Lojas


Com certeza, as lojas sĂŁo a maior tendĂȘncia para o instagram em 2021.

Isso porque, no lugar mais clicado por todoS, que era o coração onde apareciam as notificaçÔes (curtidas, comentårios e novos seguidores) agora temos uma sacolinha.

Tudo isso aconteceu porque a empresa percebeu o potencial de vendas da ferramenta.

E os nĂșmeros mostram isso, jĂĄ que, por mĂȘs mais de 130 milhĂ”es de usuĂĄrios interagem com postagens de compras, e grande parte deles realmente efetua compras direto por lĂĄ.

Por isso, se vocĂȘ tem loja virtual ou fĂ­sica, pesquise mais sobre como usar o instagram para ampliar seus negĂłcios!

E também vale para quem estå pensando em ter outras fontes de renda.




5. Explorar

Basicamente a aba explorar é onde o próprio Instagram impulsiona de graça publicaçÔes como: fotos e vídeos.

Inclusive, tem um dado interessante que mostra que 
mais de 50 por cento das contas do Instagram usam o recurso Explorar pelo menos uma vez por mĂȘs.

Isso o tornarĂĄ um canal extremamente atraente por meio do qual as empresas podem aumentar seu alcance e reconhecimento de marca.

Dito isso, espera-se que as principais tendĂȘncias do Instagram de 2021 incluam a competição entre as marcas por visibilidade no Instagram Explore para aumentar o envolvimento.

E como ir parar na aba explorar?

Logo que vocĂȘ posta um conteĂșdo Ă© preciso que as seguidoras mais engajadas contigo interajam com a postagem (curtindo, salvando, comentando e compartilhando). Se isso acontece dentro de 20 a 45 minutos, a postagem vai ser mostrada para o restante dos seguidores, e se ela continuar recebendo bastante interação aĂ­ ela para na aba explorar.

Porque o Instagram entende que ela deve ser muito relevante e importante para usuĂĄrios semelhantes ao pessoal que jĂĄ te segue.


6. Filtros


Uma grande tendĂȘncia para 2021 que seguirĂĄ cada vez mais utilizada, com certeza, serĂŁo os filtros!

Isso beneficia quem cria e quem encomenda.

Ou seja, o criador do filtro que faz essa parte técnica e o criador que encomenda seu modelo próprio para que os seus seguidores também usem.

Desde que o Facebook tornou o Spark AR (sua plataforma de realidade aumentada que permite aos usuĂĄrios criar filtros de efeitos especiais) pĂșblico em meados de 2019, mais de um bilhĂŁo de pessoas em todo o mundo o utilizaram.

Isso significa que ele é uma ótima opção pra empresas que queiram mostrar como ficaria um produto deles nos seus clientes (cor de cabelo, maquiagens, roupas, calçados etc)

Além de facilitar o surgimento de desafios, mensagens e maneiras de interação mais criativas, diferentes e divertidas.

Essa tendĂȘncia Ă© um complemento da primeira: o de como tornar seus stories mais interessantes.

Por isso, invista tanto em utilizar filtros como encomendar os seus próprios filtros (isso também aumenta a visibilidade do seu perfil).


7. Carrossel

Meu formato queridinho de criação de conteĂșdo!

Com o carrossel vocĂȘ pode criar uma sequĂȘncia de atĂ© 10 fotos ou vĂ­deos com 1 minuto em cada um.

Os benefĂ­cios do carrossel sĂŁo:

  • Aumenta o tempo de permanĂȘncia do usuĂĄrio vendo seu conteĂșdo
  • Amplia as possibilidades de interação e entendimento do assunto
  • Mostra mais detalhes dos produtos
  • Contribui para o seu engajamento

Li atĂ© que alguns analistas preveem que os carrossĂ©is estĂŁo se tornando a principal forma de conteĂșdo orgĂąnico do Instagram!

Por isso, invista um pouco de tempo e utilize mais esse recurso na sua conta.


8. Anunciantes no IGTV (desde 2019 vinha sendo discutido)


Em 2019 jĂĄ tinha gente (eu, inclusive) apostando que Instagram viria com tudo nessa plataforma e iria querer bater de frente com o Youtube, fazendo com o que os usuĂĄrios investissem mais na produção de conteĂșdos no IGTV.

Mas, para que isso aconteça, Ă© necessĂĄrio ter anĂșncios pagos nesses vĂ­deos, para que o criador monetize esse trabalho.

Coisa que finalmente aconteceu em 2020.

Veja esse vĂ­deo do Gui Soares, super explicativo e que vai te ajudar a monetizar mais seus conteĂșdos.






Essas sĂŁo tendĂȘncias que eu percebi e tambĂ©m aposto muito! Por isso, jĂĄ vou me preparar para o novo ano.

E aĂ­, qual tendĂȘncia vocĂȘ mais curtiu? Tem alguma que vocĂȘ percebeu que pode surgir e eu nĂŁo apontei?

Se vocĂȘ gostou desse conteĂșdo lembre-se de deixar um comentĂĄrio e recomendar para seus amigos.

BeijĂŁo!

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios