Por onde começar a organizar a vida?

Quando o assunto é organização pessoal, planejamento e produtividade, as pessoas costumam ter duas reações com mais frequência: ou ela revira os olhos pensando em como dá trabalho ser uma pessoa mais organizada e não tem muita paciência para planners e aplicativos, ou ela mareja os olhos esperando por um milagre que a faça ser uma pessoa mega organizada e produtiva da noite para o dia.



Eu não sei qual é o seu caso mas eu tenho duas respostas que te vão te ajudar, ou servir de puxão de orelha. Você que decide.

Primeiro, se você acha que organização é coisa de neurótico, saiba que uma pessoa mais organizada consegue trabalhar menos, se estressar menos e tem uma qualidade de vida melhor, pois organização é uma busca por um equilíbrio da mente, e não só de gavetas e papeis arrumados.


E se você acredita que um milagre pode acontecer e você se tornar agora, uma pessoa organizada, bem. Sinto muito lhe dizer, mas organização é um hábito. Além de ser algo muito pessoal.

E não é uma agenda que vai salvar a sua vida. Além disso, cada rotina e responsabilidade que você tem vai mudar a forma de você se organizar.

Mas e agora, por onde começar a se organizar? Já que entendi que não é coisa de neurótico e nem milagre.

Prepara papel e caneta e anota essas dicas:

PASSO 1: CLAREZA

A primeira coisa a fazer é ter clareza sobre a situação em que estamos vivendo e porque estamos buscando uma vida mais organizada.

Então, escreva num post it o motivo de você querer ser uma pessoa organizada. Pense em como seria sua vida se ela fosse menos enlouquecedora, como seria o seus rendimentos se você fosse mais produtiva e cansasse menos no trabalho.

A clareza é fundamental para dar os próximos passos. Sem ela você desistirá em pouco tempo.

PASSO 2: ENTENDER AS FASES

A vida é feita de fases, assim como os joguinhos de video game. Conforme você avança a fase fica mais difícil.
Então, tem momentos em que tu vai se sentir mais atarefada e com mais responsabilidades.

E em outros momentos, a vida fica um pouco mais relax.

Só que essas tarefas e responsabilidades podem ser controladas ou não.

Nesse caso eu posso controlar o meu nível de atarefamento ao saber quando eu digo "sim" e quando eu digo "não".

Eu diria que, quase 80% das vezes somos nós quem temos o controle disso.

Vamos fazer um exercício:

Você já tem 5 responsabilidades: trabalha fora, tem a casa, tem um filho, é lider de uma organização, tem a vida social para cuidar. Então, alguém te oferece a proposta para revender cosméticos. Você diz "sim". Pois precisa de mais grana.
Daí, 2 semanas depois, seu chefe te faz uma proposta de trabalho onde tu vai ganhar mais, porém, seus horários ficam um pouco comprometidos. Você, diz "sim".

Um mês depois você decide estudar um novo idioma.
E em casa, o marido não assume qualquer responsabilidade com as tarefas ou com os compromissos do filho.

Você já está trabalhando 14 horas por dia e ainda encontra a louça suja quando chega em casa. O marido? No sofá, assistindo um filme.

Esse caos é a realidade de muitas mulheres que eu conheço.

Mas você percebe onde estão os erros?

Dizer "sim" sem pensar no tempo, na responsabilidade e na energia que cada tarefa ou papel que assumimos consome é um deles.

Dizer "sim" sem pensar, vai causar um sério problema na sua rotina.

Ser uma pessoa mais organizada e que cuida bem do tempo que tem, é dizer mais "nãos" e encontrar maneiras de trabalhar com mais inteligência, sem esgotamento físico e emocional.

Portanto, comece a pensar nos "sim" que tu anda dizendo e nos "nãos" que vai precisar dizer a partir de agora.

E fique ciente de que as fases de maior fluxo de atividades fazem parte, mas a maioria delas, são determinadas por nós.

Quais serão os seus próximos "nãos"?

PASSO 3: ÁREAS DA VIDA

Não tem como você organizar a vida toda em uma semana. Já que a vida não é só trabalho.

Defina nesse momento qual será o foco de ajuste e organização na sua vida:
● saúde ● família ● casa ● carreira ● estudos ● finanças ● lazer ● hobbies ● espiritualidade

Escolha apenas UMA que está te causando mais problemas, mais cansaço e mais dores de cabeça.

Essa escolha deverá ser feita pensando assim: se essa área for ajustada, todas as outras vão sofrer impactos positivos também, mesmo que pouco, no começo.

Então, pare, analise e faça sua escolha.



PASSO 4: MAPEIE

Com essa área definida faça um mapeamento da situação.

É uma análise do tamanho da catástrofe (hahah) para tu decidir quais são as próximas ações.

E então defina o passo a passo dessas ações.

Por exemplo:
Quero organizar minhas finanças

Passo 1: Saber quanto eu ganho
Passo 2: Ver tudo o que eu gasto
Passo 3: Fazer um orçamento
Passo 4: Ver quais dívidas eu posso renegociar
Passo 5: O que eu posso cortar agora do meu orçamento? (Cartão de crédito? Passeio semanal no shopping? Compra de roupas todo mês?
Passo 6: Como posso aumentar minha fonte de renda? (vendendo o que eu tenho sobrando? fazendo hora extra? fazendo um bico nos finais de semana por dois meses?)
Passo 7: Receber o salário e pagar todas as contas de uma só vez, seguindo a planilha/orçamento
Passo 8: Registrar tudo o que eu gasto

Para cada passo anote o que precisa e pode ser feito.

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PASSO 5: ACOMPANHE A EXECUÇÃO DAS AÇÕES

Com as ações definidas, agora sim, você anota na sua agenda e lista das coisas que precisam ser feitas.

Um checklist bom é aquele que respeita seu tempo, energia, e trabalha a seu favor. Executando as coisas que realmente precisam ser feitas para melhorar a área de foco que você escolheu naquele momento.

Faça esse roteiro sempre que precisar.
Depois de ajustar um setor da vida e ver que as coisas estão indo bem, parta para o outro.

Assim, a vida vai sendo organizada seguindo um fluxo e não de uma hora para outra com mudanças muito bruscas.


PASSO 6: PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO

Como eu disse no começo do texto, uma pessoa organizada não é alguém que tem uma agenda linda e colorida e fica dia após dia riscando itens da lista de tarefas.

Uma pessoa organizada é quem tem um plano de ação para realizar os seus objetivos, é quem consegue cuidar da sua saúde mental e física e trabalhar menos, produzindo e ganhando mais.

Uma pessoa organizada é aquela que segue um processo ou uma padronização que facilitem o andar da rotina.

PrOPaPe (Procedimento Operacional Padrão Pessoal)

Vamos pensar no fluxo de informações e necessidades

1. Por onde as demandas chegam? (email, redes sociais, em casa, os filhos, pessoalmente, meus desejos etc)
2. Onde todas elas ficam? (na cabeça? eita, migles!)
3. Como elas são analisadas?
4. Para onde cada uma vai depois da análise?
5. O que é feito com cada uma delas?
6. E depois de feitas? Tem algo mais a se fazer?

Por exemplo: chegou uma conta para pagar. O que é feito?

MODELO PROPAPE:

1. Caixa de Entrada física (o boleto entra em casa e é colocado ali)


2. Na sexta-feira a caixa de entrada é analisada e tudo é separado
3. O boleto tem o vencimento para daqui 5 dias
4. Ele é colocado na pasta sanfonada de contas a pagar no dia X (data de vencimento dele)

5. No dia anterior que é o dia de pagamento das contas, você reúne todos eles e efetua o pagamento
6. Depois de pago ele volta para a caixa de entrada ou vai direto para a pasta de contas pagas.
7. A pasta volta para o lugar dela na estante, onde está etiquetada "Contas Pagas de 2020"


Assim é um processo de organização. Tudo o que chega até você precisa ficar centralizado num lugar pré-determinado.

A caixa de entrada física, os cadernos de anotações de ideias, os cestos de roupas sujas servem para isso: reunir as coisas em cada contexto.

Eu sei que parece muita coisa agora, mas depois que você implementar esses procedimentos, as coisas vão ficar muito mais fáceis!

Uma que você não precisa ficar pensando onde as coisas estão e outra que você vai aliviar a sua cabeça com excesso de informação.



Muitas vezes é a sensação de atarefamento que nos causa estafa mental e ansiedade.

Se você focar em áreas da sua vida e criar procedimentos para elas, as coisas entram nos eixos!

Agora me diz se tu gostou desse artigo e qual área da vida tu vai começar a organizar?

Eu estou organizando a parte do trabalho, que nesse momento está um caos, continuarei compartilhando com você essa jornada aqui no blog.

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7 Comentários

  1. gostei bastante do artigo, obrigada. preciso urgentemente organizar diversas áreas, mas vou começar pelo trabalho que é o que está causando mais aflição. bjoos

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  2. Esclarecedor e prático! Obrigada, me ajudou muito!

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Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!