COMO SE ORGANIZAR EM 2020 - Vida pessoal e doméstica




O artigo sobre Organização para 2019 fez tanto sucesso, mas tanto sucesso que eu precisava vir aqui e remodelar um novo para 2020.
Um ano depois o que será que mudou?


Foram quase 100 mil visualizações até o momento.
Por isso eu decidi atualizar o post e trazer para vocês as dicas para ter um 2020 focado em resultados! E baseado no que eu faço no meu dia a dia para gerenciar as mil e uma tarefas que tenho.

Todos prontos?
Papel e caneta na mão?
Boraa!


1. POR QUE VOCÊ QUER SE ORGANIZAR E MUDAR DE VIDA EM 2020?

Antes de pensar em ferramentas e métodos é preciso ter com muita clareza por qual motivo eu quero me organizar.

Escreva seu objetivo numa folha de papel em branco bem grande para que seu cérebro entenda porque serão necessárias algumas mudanças de hábitos.

Acredite, nós somos seres visuais e nosso cérebro não consegue definir com precisão o que é fato e o que é imaginação. Ele precisa saber: vou me organizar em 2020 porque _______________________ e aí vamos para o segundo passo. 

2. COMO DEFINIR PRIORIDADES?

Quais são os papeis que você precisa manter na sua vida e vai precisar manter em 2020? Talvez tenha algum que você já não queira mais manter?

Quais são os seus papeis?
  • Mãe
  • Esposa
  • Dona de casa
  • Empreendedora
  • Filha
  • Presidente do conselho
  • Síndica
Agora, para cada um dos seus papeis defina quais são as suas responsabilidades.

Uma prioridade é sempre aquilo que SOMENTE EU e mais ninguém pode fazer.

Por exemplo: DONA DE CASA: Limpar, cozinhar, organizar, arrumar. Será mesmo que só você pode fazer isso? Marido não participa? Ensine e delegue. Filhos não ajudam? Ensine e delegue. Precisa contratar alguém pra fazer a faxina? Pense no seu tempo e em como ele pode ser mais bem utilizado por você.

Não queira juntar tudo no seu colo e virar a SUPER MÃE ou a SUPER MULHER. Não tem como dar conta de tudo e quanto mais coisas você assumir como suas prioridades, quando não seriam, mais atolada de coisas você vai ficar, por consequência, mais estressada e sem tempo você ficará.

Faça diferente em 2020! Ensine, delegue, monitore e dê feedback.


3. LIVRE-SE DAS TRALHAS!

Agora que já temos clareza do por que se organizar e quais são as prioridades para 2020 precisamos colocar a mão na massa!

Prepare sacos de lixo e uns dois dias inteiros livres, porque depois do destralhe fica a sujeira.

A ordem para o destralhamento será: roupas – livros – papelada – itens variados e por fim, itens de apego emocional como presentes e lembranças. Você irá separar todas as coisas em: essencial, doação e lixo.

Cada item que você pegar na mão faça essa pergunta: “Isso me traz alegria?” se não faz sentido: Lixo! Se ainda é bacana mas você não usaria mais: doação. É útil e você usa sempre? Arrume um lugar para esse item.

Sabe qual é a melhor parte desse processo? 

Ao começar a destralhar as coisas, passará a "destralhar" sentimentos, emoções e até pessoas que não fazem mais sentido ficar na sua vida. Viva o essencial!


MAS COMO EU VOU ME ORGANIZAR SE OS MEUS FAMILIARES SÃO BAGUNCEIROS ? 

A melhor forma de lidar com uma família bagunceira é colocar fora as coisas que você não quer mais, mas sem fazer alarde. Atraídos por esse teu comportamento, seus familiares vão passar a fazer isso também. Faça o teste. Funciona! A organização provoca uma reação em cadeia. 

Antes de se irritar com a bagunça da sua família dê uma boa olhada nas suas coisas, pois a mania de dizer que os outros são bagunceiros é um sinal de que o seu sistema de organização precisa de alguns ajustes. 

Agora, lembra da ordem de destralhamento? Ela deverá ser seguida para atingir um bom resultado. 

PASSO A PASSO DO DESTRALHAMENTO 

1º ROUPAS 
  • Blusas 
  • Partes de baixo (calças, calções e saias...) 
  • Roupas de pendurar (blazer, casacos, ternos...) 
  • Meias 
  • Roupas íntimas 
  • Bolsas 
  • Acessórios (lençóis, cintos, chapéus...) 
  • Roupas para ocasiões especificas (biquínis, academia, uniformes trabalho...) 
  • Sapatos 
2º LIVROS 
  • Geral (livros que se lê por diversão) 
  • Prática (livros de estudos, receitas...) 
  • Visual (coletâneas de fotografias etc) 
  • Revistas 
3º PAPELADA 

Separe em três categorias: o que está em uso atualmente, o que será necessário durante determinado período de tempo e o que precisamos guardar pra sempre. O resto: lixo! 

Organize materiais de estudo, comprovantes de pagamento, garantias de eletrodomésticos, contracheques, contratos, contas a pagar.... E você pode organizar eles em pastas transparentes de plástico ETIQUETADAS para ficar mais fácil de encontrar esses documentos depois e também para continuar arquivando nessa mesma pasta. 

4º KOMONO (ITENS DIVERSOS) 
  • CDs e DVDs 
  • Produtos de beleza para pele 
  • Maquiagem 
  • Acessórios 
  • Equipamentos eletrônicos 
  • Utilidades da casa 
  • Utensílios da cozinha 
  • Outros 
5º ITENS DE VALOR SENTIMENTAL 

Colocar as coisas em ordem significa zerar tudo para poder seguir em frente. 
  • Fotografias – celebre quem você é hoje. Retire todas as fotos dos álbuns e olhe uma a uma. Descarte aquelas que não lhe recordem nada de especial ou que não representem nada de significativo para você.
  • Cartões de presente, aniversário, datas especiais – olhe de um por um e defina o que irá numa única caixinha, uma de sapato, com o nome “lembranças” e o que não couber ali: lixo! 
Devemos celebrar a pessoa que nos tornamos hoje por causa das experiências que tivemos e não celebrar as lembranças em si. 

A regra do destralhamento e a regra de ouro da organização é: Primeiro descarte. Depois guarde. 

Aproveite esse momento para limpar com água e algum produto limpeza ou apenas álcool as gavetas, armários, caixas etc. 

Tudo destralhado? Agora a sensação é tão maravilhosa que vai valer a pena todo o esforço!

Para você conhecer o processo de destralhamento e organização a fundo eu recomendo a leitura do livro “A arte da Arrumação” da Marie Kondo, foi de onde eu tirei as dicas acima e implemento na minha vida há 4 anos.

Tem uma série na Netflix também chamado "Ordem na Casa com Marie Kondo"

Boa sorte e bom destralhe!


4. COMO USAR UMA AGENDA OU PLANNER

Utilize uma agenda ou planner para organizar suas tarefas e compromissos, ou pode utilizar um caderno caixa de entrada para anotar tudo o que precisa e o que surge ao longo do dia e depois de processar você anota no seu planner ou agenda. 

"Aprenda que agenda e planner servem para atividades especificas e com prazo. "

Por exemplo: arrumar o guarda-roupa não deve ir na agenda. Agora: sábado, dia 7, organizar as gavetas do guarda-roupa e dia 8 organizar as prateleiras... ai sim, pode ser uma tarefa. 



Viram que assim ficou mais fácil? É porque precisamos justificar nossas ações para o cérebro e mostrar que são coisas pequenas e rápidas de fazer. Organizar duas ou três gavetas parece mais fácil que organizar o guarda-roupa inteiro, não acha? 

Na agenda anote apenas compromissos e tarefas com prazos, como retornos de contato, entrega de relatórios, documentos, pagamento de contas etc. 

No seu caderno caixa de entrada anote a data e deixe uma folha para ir anotando as coisas ao longo do dia. Pode parar a cada 2 horas para processar as informações que tem ali ou fazer no final do dia e passar pra sua agenda ou planner coisas definidas e bem claras.

Com uma agenda em mãos é mais fácil montar uma rotina e separar a semana em contextos.


5. CRIE UM MENU SEMANAL OU ORGANIZE AS SUAS MARMITAS 

Aqui temos duas opções: uma para quem trabalha em casa e precisa fazer almoço e outra para quem trabalha fora e não tem tempo de fazer almoço. 



A primeira dica para quem trabalha em casa e tem que fazer almoço é: crie um menu semanal. 
Dessa forma fica muito mais fácil definir o que precisa comprar, o que irá cozinhar, qual o tempo de preparo de cada coisa, se precisa descongelar algum item etc. Não perca tempo e deixe seu menu mais variado. 

Agora, se você precisa comer fora e quer economizar um bom dinheiro e ainda comer coisas saudáveis e não lanches no lugar do almoço eu recomendo as salvadoras da dieta e da economia: as marmitas congeladas.

Eu costumo cozinhar no domingo e colocar em potes as porções para o almoço da semana e guardo eles no freezer. 

No sábado faço as compras necessárias, pois como quero consumir itens saudáveis, os legumes eu renovo na geladeira a cada 10 ou 15 dias, assim não estraga e não falta. 

Dessa forma fica mais fácil manter uma alimentação em dia, saudável e ainda por cima, economizar um bom dinheiro. 


6. ESTUDOS 

Vai estudar em 2020? Saiba que existem formas de estudo que te ajudam a perder menos tempo. Uma delas é o Método Cornell que vai organizar as suas anotações durante as aulas.

Mas antes de aprender o método é necessário essa lista de coisas para você ter mais qualidade e produtividade nos seus estudos, principalmente se for com cursos on-line.

1. Lugar tranquilo e separado para você estudar;
2. Organize cadernos e materiais previamente para não ficar levantando o tempo todo.
3. Separe horários na sua agenda e crie uma rotina de estudos.

Após esse preparo inicial você terá mais eficiência ao estudar. Agora sim, podemos utilizar o Método Cornell.

Abaixo a imagem mostra como é esse método: 


* Na área azul você registra suas anotações da aula em suas próprias palavras. Pode copiar desenhos e gráficos também. 

* Na área em vermelho você vai colocar os principais tópicos daquelas suas anotações sobre o assunto. Termos, frases, nomes, datas, fórmulas. São gatilhos que te ajudarão a lembrar do conteúdo. 

*Na área em amarelo escreva alguma frase que conclua o assunto da página. 

* As partes em amarelo e vermelho devem ser feitas depois da aula. Isso já é uma revisão e força seu cérebro a registrar as informações. Na hora da prova vai ficar bem mais fácil estudar, já que você foca sua atenção onde precisa. 

Uma outra dica que posso dar é comprar uma pasta sanfonada para arquivar provas, trabalhos, resumos e conteúdos relacionados às matérias. Ali também você pode etiquetar. Assim você não extravia nada e não perde prazos também. 

Use post it colorido para sinalizar conteúdos importantes ou assuntos que você ainda não dominou para pedir novas explicações para seu professor na próxima aula. 

Não perca tempo lendo tudo o que escreveu no seu caderno ao longo do mês. Com o método Cornell já facilita muito a sua vida e usando os post its para demarcar assuntos importantes ou que você não domina direciona sua atenção. 

Mapas mentais também ajudam você na hora de revisar assuntos. Aprenda como fazer um nesse site: MAPAS MENTAIS

Eu particularmente AMO mapas mentais, utilizo muito tanto para estudos como para organizar projetos.


7. LIMPEZA DA CASA


Agora que destralhamos tudo, aprendemos a usar uma agenda ou planner, temos nosso caderno de caixa de entrada, colocamos as coisas nos seus devidos lugares, nosso menu semanal, e sabemos como organizar nossos estudos, vamos para a parte final que é organizar a casa. 

Com a correria do dia a dia você pode precisar pagar alguém que faça a limpeza mais pesada 1 vez na semana ou a cada 15 dias, conforme a sua necessidade. Dependendo da sua situação os familiares podem ajudar nesse processo. 

Você pode criar um cronograma de limpeza se achar necessário. 

Eu criei um que foi um tremendo sucesso em 2019, agora atualizei ele e criei a versão 2.0.



Essa foi a parte pessoal de organização para 2020. Nos próximos artigos vou trazer a organização financeira e uma organização no trabalho.

Se você gostou desse artigo, comente aqui em baixo o que vai colocar em prática.

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4 Comentários

  1. Menina, que post completão! Era disso que eu tava precisando! Já comecei o destralhe por aqui. Era pra ter começado no ano passado, mas antes tarde do que nunca, né? Hahaha. Adorei o blog! Vou visitar mais vezes com certeza. Muito obrigada pela luz! <3

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    1. Que bom que já começou a destralhar as coisas. Tu vai ver que é como uma mágica que acontece na vida! E nunca é tarde não heheh. Obrigada pelo carinho!

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  2. Texto maravilhoso e muitas dicas boas!

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    1. Fico muito feliz que você tenha gostado! Espero ter te ajudado de alguma forma.

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Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!