Checklist: A melhor ferramenta de produtividade

A rotina do trabalho, em casa ou na faculdade muitas vezes pode nos sobrecarregar e se não arranjarmos uma forma de organizar tudo isso podemos entrar em desespero, querendo jogar tudo pro ar!


Mas ainda bem que existem, hoje, vários métodos de organização e gestão pessoal para nos ajudar a controlar o caos.

Só que eu acredito que nenhum deles vá funcionar direito sem o uso de um cheklist – isso mesmo. As listinhas tão amadas e necessárias pra vida.

Nessas listas você adiciona tarefas, recados pra passar, coisas para fazer na rua, compras no supermercado etc.

Usar um cheklist vai fazer você ter mais foco e se concentrar no que precisa fazer naquele momento.

CASE PESSOAL

Atualmente eu gerencio 6 projetos na minha vida. Trabalho numa empresa em turno integral onde gerencio o setor administrativo.  Tenho o blog e instagram. Sou dona de casa. Estudo e ainda escrevo meus livros e materiais de treinamento.
No trabalho eu  preciso supervisionar a atividade de sete pessoas, organizar as atividades do mês, revisar documentos da escola, criar materiais de treinamento, gerenciar minhas rotinas administrativas do dia a dia e mais algumas atividades do cotidiano. Em casa eu preciso manter ela em ordem (limpeza, arrumação, compras etc). Aqui no blog eu preciso: criar conteúdos, ler livros, resenhar, tirar fotos, divulgar e cuidar da plataforma e do instagram com outros conteúdos. Ainda faço cursos online relacionados ao meu trabalho e ao blog e escrevo livros (que ainda não foram publicados). 

Enfim, é muita coisa, MESMO! E eu preciso de listas e mais listas para não esquecer nada e não procrastinar. Elas são minhas ferramentas fundamentais de trabalho e da vida.

COMO USAR AS LISTAS

A nossa cabeça foi feita para pensar, criar e inovar, por tanto , ficar acumulando tarefas, compromissos e recados mentalmente, além de sobrecarregar, acabamos cansando mais facilmente e ainda gera um desgaste emocional ao vermos tanta coisa pra fazer – que às vezes não será tanta coisa assim, até colocarmos no papel e podermos enxergar o que de fato precisa ser feito.
Por isso, a partir de hoje crie um cheklist diário, semanal ou mensal como nos exemplos abaixo:
O QUE FAZER EM CASA ESSA SEMANA_
O QUE FAZER EM CASA ESSA SEMANA_
O QUE FAZER EM CASA ESSA SEMANA_.png

ONDE FAZER ESSAS LISTAS?

Você pode usar o que se adapta melhor na sua rotina. Eu uso bloquinhos de anotações que custam  R$ 1,00 nas livrarias (uso muitos). Então ali eu concentro todas as listas e coisas que vou lembrando ao longo do dia e DEPOIS eu vejo se dentre as coisas anotadas na lista eu preciso anotar na agenda, registrar no calendário etc. (Num outro post vou mostrar cada ferramenta de organização e como utilizá-las se você quiser implementar na sua vida).

Se quiser optar por um aplicativo, o melhor de todos é o Todoist (em breve falarei dele aqui).
Pare por uns 10 minutos no dia e faça uma lista de coisas pendentes que você ainda não conseguiu resolver. Isso ajuda demais a clarear as suas ideias e vai te ajudar a se organizar e definir, ao longo dos dias, quais coisas são prioridades e ir fazendo elas sem atropelos e sem percas de prazos.
Parece bobagem, mas conferir sua lista de tarefas rotineiras e tarefas para aquele dia específico que anotou na agenda vai te dar um direcionamento melhor e faz com que fique mais alerta para realizar suas funções.



Por tanto, um checklist ajuda a começar e terminar o dia sabendo o que precisa ser feito e o que foi realizado.

Dicas dadas agora parta para a ação \o/
Bom trabalho!

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