Olá pessoal! No post de hoje vou falar sobre a maravilhosa profissão de Organizador Profissional.
(que inclusive, foi comemorada no dia 03 desse mês)
Resumidamente, é uma pessoa que trabalha com ferramentas, técnicas e métodos que auxiliam e inspiram as pessoas a organizarem um determinado nicho ou assunto de sua vida para assim conseguir atingir um objetivo, além de conseguir ser mais produtiva.
(que inclusive, foi comemorada no dia 03 desse mês)
E se você acha que um Organizador Profissional é um chato que tem TOC ou aquela pessoa que é a neura da faxina, sinto informar que você está enganado. Claro que é algo natural querer um mínimo de ordem, mas nada em excesso. Uma palavra que transmitiria bem o propósito desse profissional seria: facilitar.
Um organizador profissional pode trabalhar nos mais variados nichos e ser um especialista em algum assunto. Quanto maior for a sua especialidade, maior é a sua autoridade.
E para que você entenda quase tudo sobre esse Universo mágico e lindo da organização vou ir guiando esse post com perguntas. Achei que assim ficaria mais fácil de compreender e também de escrever com clareza.
Preparados?
Bora lá!
Preparados?
Bora lá!
1. É PRECISO SER FORMADO PARA ATUAR?
Não há, a princípio, nenhuma graduação em alguma faculdade.
Geralmente os profissionais dessa área vem de outros ramos e quando se encontram no nicho decidem investir em treinamentos e aperfeiçoamento.
Geralmente os profissionais dessa área vem de outros ramos e quando se encontram no nicho decidem investir em treinamentos e aperfeiçoamento.
E é através de treinamentos, cursos práticos, cursos online, muita leitura, estudo e prática que um bom profissional se forma.
Dependendo do nicho em que o profissional escolher atuar existem cursos específicos e que geram certificação.
Como por exemplo: Um Home Organizer pode certificar-se em cursos de Personal Organizer. Um especialista em produtividade pode ser certificado pelo método GTD. Um organizador de arquivos pode fazer curso com a empresa "O Organizador".
Ainda pode-se fazer cursos de Coaching e PNL (Programação Nerolinguística). Há uma infinidade de formas de conseguir certificações e especializações.
Como por exemplo: Um Home Organizer pode certificar-se em cursos de Personal Organizer. Um especialista em produtividade pode ser certificado pelo método GTD. Um organizador de arquivos pode fazer curso com a empresa "O Organizador".
Ainda pode-se fazer cursos de Coaching e PNL (Programação Nerolinguística). Há uma infinidade de formas de conseguir certificações e especializações.
Montei uma lista bem singela onde cito os nichos e já dou uma breve explicada sobre o que é e onde atua também. Olha só em quanta coisa dá para atuar:
- Organização Residencial - acredito que esse seja o nicho mais comum e conhecido, é onde o profissional organiza cada cômodo da sua casa, ele, inclusive, pode se especializar num único lugar, como por exemplo, um Personal Home Organizer especialista em Closet.
- Baby Organizer - se você está pensando em ter um bebê, já está grávida ou teve um bebê recentemente e quer que tanto a rotina, quanto o quarto e itens dele estejam organizados e a vida fique mais fácil, especialmente se você for mãe/pai de primeira viagem: esse é o profissional que você deve procurar.
- Mudança - eike dor de cabeça fazer mudança né? Esse especialista pode te auxiliar na melhor forma de organização na hora de empacotar as coisas e também na hora de arrumar na casa nova.
- Morte e Inventário - nem imagino como seja o desgaste para organizar a papelada pra isso tudo, então um profissional desse nicho ajuda com todos os procedimentos.
- Organização Digital - já parou pra pensar em quantas pastas, fotos e documentos acumulamos no nosso computador e notebook? Um profissional especialista em Organização Digital te auxilia nesse processo e com certeza o mercado é grande, visto que o mundo gira em torno dos meios digitais.
- Etiqueta - ele vai ensinar as regras de etiqueta, geralmente esse público é mais restrito e consequentemente mais rico haha;
- Finanças Pessoais - acho que o nome já diz tudo. Então esse especialista te ajuda com a papelada, planilhas e planejamento financeiro familiar e pessoal;
- Organização de Arquivos - com certeza as empresas trabalham hoje em dia com sistemas e ferramentas digitais, mas é inevitável o uso de documentos de papel, por isso um profissional desse nicho organiza toda a parte de documentação e arquivamento desses documentos.
- Organização do Escritório - tanto home quanto na empresa. Um profissional especialista nesse assunto vai organizar desde as gavetas e mesa de trabalho até o fluxo do trabalho. Ele organiza a rotina, prioridades e produtividade do cliente.
- Decoração - ele vai te auxiliar a fazer a decoração com objetos e também instrumentos de trabalho para facilitar o uso e também para ficar mais bonito e harmonioso.
- Feng Shui - esse é o nicho que mais ouvimos falar no quesito bem-estar e decoração da casa. Ele é especializado no conhecimento chinês que prega que cada item da casa ou trabalho atrai uma certa energia, por isso eles precisam estar em locais adequados para que somente a pureza e coisas boas estejam presentes ali.
- Acumuladores - se você já assistiu o Discovery Home and Health já viu alguns programas sobre os acumuladores. É o profissional que vai ajudar uma pessoa com essa doença a se desfazer dos acúmulos e organizar a casa de uma forma que ela se sinta confortável.
- Produtividade - é o profissional que vai entender toda a rotina do cliente e verificar como ele pode usar sua energia com inteligência para assim produzir mais e melhor e consequentemente ficando menos cansado ou estressado.
E tem outros nichos que vou apenas listar sem explicar sobre:
- Organização para adolescentes em época de vestibular;
- Crianças e Brinquedos;
- Casa Nova;
- Solteiros/Casados/Divorciados;
- Treinamento de Empregados Domésticos;
- Viagens e Malas;
- Idosos
Como já deu pra perceber acima são várias as áreas de atuação desse profissional. Ele pode, por tanto, trabalhar diretamente com o cliente ou também pode abranger mais pessoas usando plataformas online, dando consultorias ou cursos.
Vocês perceberam que algumas das áreas são ligadas à outras carreiras?
Por exemplo: uma pessoa que é formada ou trabalha com administração pode muito bem se especializar em Organização de arquivos, produtividade ou organização do escritório.
Alguém que é psicólogo pode atuar como especialista em acumuladores.
Pedagogos podem atuar na organização da rotina das crianças. E assim por diante. É bem comum profissionais virem de outras áreas e acabarem se especializando em algum nicho da Organização Pessoal.
Por exemplo: uma pessoa que é formada ou trabalha com administração pode muito bem se especializar em Organização de arquivos, produtividade ou organização do escritório.
Alguém que é psicólogo pode atuar como especialista em acumuladores.
Pedagogos podem atuar na organização da rotina das crianças. E assim por diante. É bem comum profissionais virem de outras áreas e acabarem se especializando em algum nicho da Organização Pessoal.
"Vale lembrar, então, que ele estuda, trabalha e busca auxiliar as pessoas a se organizarem de acordo com a necessidade e objetivos dela. "
Algumas pessoas querem conciliar melhor a rotina de mãe, dona de casa e empreendedora. Outras querem encontrar tempo para estudar e se aperfeiçoar na carreira, tem também aquelas pessoas que estão tão desorganizadas que não sabem nem por onde começar a organizar.
Em tudo isso que eu falei um bom profissional pode atuar.
3. QUANTO GANHA EM MÉDIA UM ORGANIZADOR PROFISSIONAL?
Por se tratar, teoricamente de uma nova profissão, e ela ser exercida quase em sua totalidade de forma autônoma, cada profissional ganha um valor diferente, pois depende de muitos fatores:
* Nicho de atuação
* Onde ele mora e que lugares pode atender;
* Tempo de experiência;
* Certificações e Especializações;
* Produtos e serviços que ele oferece;
* Visão Empreendedora...
Tudo depende, mas temos profissionais que faturam de R$ 2.000,00 até mais de R$ 30.000,00 ao mês. Não existe uma média, é o profissional quem faz o seu salário e o faturamento da sua empresa.
4. PORQUE É IMPORTANTE A ATUAÇÃO DESSE PROFISSIONAL NO MERCADO DE TRABALHO?
Cada profissional pode ter uma visão e uma missão de vida com a sua profissão, mas eu não tenho dúvidas de que todos buscam ajudar o outro.
Ou seja. Com os conhecimentos e as experiências, esse profissional vai auxiliar uma pessoa ou uma empresa a entender melhor o seu fluxo de trabalho, a suas prioridades e por fim a realização de metas também.
Tem clientes que sonham em ser super produtivos e terem mais tempo pra família e para si mesmoS.
Outros querem ver tudo organizadinho dentro de casa.
Alguns querem dormir melhor e ter uma rotina mais organizada.
Outros querem ver toda a papelada da empresa organizada e sistematizada.
Tudo o que um profissional faz visa facilitar, simplificar e equilibrar a vida de outras pessoas.
5. O QUE EU PRECISO FAZER PARA ATUAR NA PROFISSÃO?
Primeiramente você precisar amar, acima de qualquer coisa. Por ser algo novo e quase desconhecido para algumas pessoas, precisamos sempre reforçar os benefícios da organização pessoal e trabalhar muito para construir uma cartela de clientes e oferecer um serviço de qualidade e com diferenciais.
Também precisa estudar muito e fazer vários cursos de acordo com o nicho que você irá escolher. Lembrando que um excelente profissional desse setor não para nunca de estudar, testar novos conhecimentos e se aperfeiçoar.
..
Eu espero que tenha ajudado vocês a entenderem um pouco melhor sobre essa profissão tão linda!
Um beijo e até a próxima!
0 Comentários
Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!