5 dicas que vão te ajudar a ser uma pessoa mais organizada #dicasdami





Trabalho, faculdade, casa, projetos pessoais, vida social, gerenciamento de carreira.... nossa! Que desespero! É tanta coisa para fazer!
Mas calma, eu também sou "gente como a gente" trabalho fora o dia todo, tenho casa pra cuidar, reformas na minha nova casa para se preocupar, tem o blog, as leituras, as redes sociais do blog, enfim! É muita coisa pra uma pessoa só, e se eu não me organizar, não tiver um mínimo de planejamento na vida, tudo desanda, a gente acaba se estressando e desistindo de coisas que nos fazem bem por causa da falta de tempo.

Por isso queria compartilhar com vocês mais do que dicas de leitura. Quero trazer dicas do dia-a-dia de coisas que poderão facilitar a suas vidas também, e se vocês gostarem posso trazer esses conteúdos de vez em quando.

Vamos às dicas?

Dica 1: Tenha uma agenda!


Regra básica de sobrevivência. Não consigo imaginar uma pessoa que trabalha, estuda ou tem seu próprio negócio e outros projetos sem uma agenda!
Desde quando eu comecei a dura jornada de trabalhar de dia e estudar de noite (lá nos meus tenros 16 anos) adotei para a minha vida o uso de uma agenda. É ela que norteia minhas ações, relembra meus compromissos e “cobra” pelas atividades que precisam ser feitas.
Você mesmo pode criar a sua agenda num caderno comum, comprar as tradicionais que encontramos em qualquer livraria ou utilizar agendas eletrônicas.
P.S. Eu uso o Google Calendar para me lembrar de compromissos. Ele desperta meia hora antes para te avisar. Na agenda de papel anoto as tarefas e recados do dia.

Dica 2: Tenha pastas para separar a papelada e poder armazená-las.

Separe documentos, contas a pagar e contas pagas, notas fiscais, manuais e arquivos de trabalho em pastas. Elas podem ser facilmente armazenadas e vão lhe dar  uma ajuda imensa para manter a ordem e evitam acumular coisas desnecessárias.
Eu utilizo pastas etiquetadas e uma pasta sanfonada onde tem o nome de cada mês em suas divisórias, assim, separo contas para pagar e algum documento específico que eu vou precisar utilizar em um determinado momento naquele mês. 
P.S.: Todo final de mês ou a cada trimestre, revise papel por papel e veja o que pode ser jogado fora, para não deixar acumular tanto, se preferir digitalize alguns deles.

Dica 3: Peça ajuda com as tarefas domésticas e monte um cronograma de limpeza

Se você é casada, divide apartamento ou mora com os pais pode pedir ajuda para eles com as tarefas domésticas. A cama arrumada e a louça lavada já economiza um bom tempo para seu dia e te deixa menos estressada(o). Mas se você mora sozinha(o), monte um cronograma de limpeza   dividindo as tarefas nos dias da semana para que você possa manter a ordem da casa. E lembre-se que a intenção não é que tudo esteja perfeito, sem nada fora do lugar, mas que tenha um mínimo de organização e que te deixe mais tranquilo. 
Como montar esse cronograma? Tipo assim:
Segundas-feiras: lavar a louça, arrumar a cama, limpar o microondas por dentro.
Terças-feiras: limpar o fogão, lavar a louça, varrer e passar um pano pra tirar pó, arrumar as camas.
Quartas-feiras: limpar superficialmente o banheiro, tirar o pó da sala e quarto etc.....  (tarefas que levem de 15 a 30 min para serem feitas)
Escolher um dia no mês pra limpar e organizar os livros, os armários e as gavetas também é uma ótima dica.
E por aí vai. Assim, fazendo um pouquinho todos os dias, a casa até que fica em ordem. Se você, como eu, só pode fazer aquela "faxina pesada" nos finais de semana, esses trabalhinhos durante a semana já facilitam também na hora da faxina mais pesada e você também não perde tanto tempo limpando, afinal, ninguém merece perder um dia inteirinho, lindo com o sol brilhando, pra ficar esfregando a casa, né?

Dica 4: Faça listas e utilize um bloco de notas!


Lembre-se  que sua cabeça foi feita para ter ideias e não acumular tudo. Assim, passe para o papel tudo o que for surgindo ao longo do dia: lembretes do que tem que comprar no supermercado, alguma manutenção da casa, pagar um boleto, algum aniversário, compromissos, coisas que você precisa fazer no trabalho, ideia de um post, roteiro para um vídeo, ou resenha etc. Anote tudo! E num lugar só, por isso, adquira um bloco de notas (pequenininho que caiba na bolsa) Depois vá riscando da lista as tarefas feitas, anotando na sua agenda aquele compromisso, programar um dia para aquele pagamento, etc.

Dica 5: Delegue responsabilidades

Muitas coisas que fazemos no trabalho e em casa podem muito bem ser delegadas para outras pessoas. Aprenda a confiar nelas e certifique-se de que a pessoa tem total autonomia para executar a tarefa. Lembre-se de verificar se ela foi cumprida no prazo solicitado e estar a disposição para ajudá-la na execução dela. Eu confiei o blog às minhas colunistas, assim sempre vai ter conteúdo aqui e que não dependam 100% de mim.
Seguindo essas dicas com certeza você vai se tornar uma pessoa mais organizada e mais tranquila. É simples e fácil mas que precisa ser posto em ação e fazer com que vire um hábito. Tenta seguir elas e depois me conta o que mudou em sua vida.
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Se você gostou desse texto deixe a sua opinião, ela é extremamente importante para mim e vou adorar lê-la.
Beijos da Mi!

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2 Comentários

  1. Nossa, amiga, eu preciso muito me organizar melhor! A ideia da agenda eu já adotei e do bloquinho de notas tbm! Se não for assim a cabeça esquece tudo, fico doidinha hahahahaha!

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Obrigada por comentar! Assim que possível venho aqui para responder você. Beijos!